Planejamento estratégico para pequenos negócios

O plano estratégico, ou, planejamento estratégico é mais do que documentar, objetivos e processos é um rico documento vivo de oportunidades e análise detalhada da empresa.

O planejamento estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado.

As empresas devem adotar o planejamento estratégico para implantar organização, direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficiência.

São etapas necessárias para se colocar em prática o planejamento estratégico:

  • Definir o negócio: dar um significado único para as suas atividades da empresa, a fim de evitar que ela seja percebida de maneira imprecisa;
  • Definir a visão de futuro, com o propósito de criar a imagem da empresa em um estado futuro ambicioso e desejável, relacionado essa imagem com a máxima satisfação dos clientes;
  • Definir a missão. Missão tem como origem o vocábulo “mitere”, que significa, a que foi enviado. É a razão de ser da empresa;
  • Definir os valores ou princípios filosóficos que regem as ações e decisões da empresa, segundo os quais ela age.

Com base nas definições do negócio, visão, missão e princípios filosóficos da empresa, os seus lideres, juntamente com sua equipe de colaboradores, realizarão uma análise do ambiente.

Inicialmente as equipes deverão avaliar os fatores internos do ambiente organizacional, segmentando-os em pontos fortes e pontos fracos, avaliando, dentre outros aspectos: a estrutura organizacional; as práticas funcionais; os fluxos de informações; a gestão financeira e o controle da gestão.

Considerando-se que a empresa está inserida em um sistema mais amplo e é influenciada pelo entorno do qual faz parte, pois é afetada pelas transformações do entorno e contribui também pelo processo de transformação deste entorno, após analisar o ambiente interno, a liderança e componentes da empresa, dentro de um processo de planejamento estratégico, deverá proceder à análise do seu ambiente externo.

Para isso, é preciso observar o seu macro-entorno, constituído dos aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ecológicos, tecnológicos e culturais, bem como o entorno da empresa, que são aspectos externos que influenciam o seu comportamento, composto por clientes, competidores e fornecedores.

Na análise do ambiente externo avaliam-se as ameaças e oportunidades.

Feitas as análises do ambiente interno e ambiente externo, devem-se estabelecer estratégias de longo prazo:

  • conjunto de ações que se pretende desenvolver num horizonte temporal acima de 02 anos;
  • Planos de curto prazo: conjunto de ações que se pretende desenvolver num horizonte temporal de 01 a 02 anos; e
  • as Metas: quantificação das ações dos planos para o cumprimento da missão da empresa.

Concluído o planejamento estratégico, resta monitorá-lo sistematicamente para que as empresas não voltem a ser levadas ao cotidiano caracterizado pela urgência e pela realização de atividades que não dão sentido à sua existência e que ainda ameacem a sua permanência em um mercado altamente competitivo.

 

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*Isabel Ribeiro: Mestre em Gerenciamento Ambiental no Processo Produtivo com Foco em Produção Mais Limpa (Escola Politécnica – UFBA) e Assessora da Superintendência do Sebrae Bahia.

Fonte: SEBRAE

 

Coworking Day 2016 na Global Hub

Em comemoração do Coworking Day teremos um dia muito agradável para nossos coworkers e visitantes. Oferecemos um delicioso wellcome-coffee para iniciar o dia, onde cada coworker receberá um brinde, disponibilizaremos 4 estações de trabalho free para usuários que queiram vir interagir e experimentar o ambiente, infraestrutura e relacionamento que só a Global Hub pode oferecer!

E mais, os clientes que fecharem um dos pacotes para utilização de estações de trabalho, terão 50% de desconto na primeira mensalidade.

OBS: O free-day poderão ser utilizado no dia 12/8, das 8:00 as 18:00hs, mediante pré-agendamento.

Desconto de 50% válido para planos fechados até 31/8.

Número de posições gratuitas: 4
INSCREVA-SE GRÁTIS: Clique aqui

Prêmio BNI Platinum

No Dia 28 de julho, a diretora comercial da Global Hub, Salete Flores recebeu o prêmio da BNI Platinum. Um enorme reconhecimento para ela, que desenvolve e colabora com o empreendedorismo da nossa região. Parabéns!

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O Business Network International (BNI) é uma organização internacional de referências de negócios foi fundada nos Estados Unidos, por Ivan Misner em 1985. Foram passadas mais de 5,4 milhões de referências qualificadas de negócio que resultaram em mais de R$ 15 bilhões de negócios fechados para seus membros! É baseado no princípio “Ganhar Contribuindo ” (“Givers Gain”), ou seja, pela recomendação mútua de referências de negócios entre os participantes.

A BNI é a maior e mais bem sucedida organização de referências com grupos de negócios operando em vários países por todos os continentes. Seu fundador é um dos maiores especialistas em “networking” no mundo.

Se as referências são uma parte importante do seu negócio, o BNI é a organização para você.

Para saber mais sobre a empresa ou como participar desse grupo que só vem crescendo acesse: www.bnibrasil.net.br

O que é e como se tornar MEI

Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado.

Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Além disso, o MEI será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Assim, pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 45,00 (comércio ou indústria), R$ 49,00 (prestação de serviços) ou R$ 50,00 (comércio e serviços), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS. Essas quantias serão atualizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo.

Com essas contribuições, o Microempreendedor Individual tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Como se tornar MEI?

A formalização do Microempreendedor Individual é gratuita e pode ser feita de duas maneiras:

No próprio portalwww.portaldoempreendedor.gov.br, no link [FORMALIZAÇÃO – INSCRIÇÃO]

Após o cadastramento do Microempreendedor Individual, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são obtidos imediatamente, não sendo necessário encaminhar nenhum documento (e nem sua cópia anexada) à Junta Comercial.

Você pode obter ajuda de empresas de contabilidade que são optantes pelo Simples Nacional e estão espalhadas pelo Brasil. Essas empresas irão realizar a formalização e a primeira declaração anual sem cobrar nada.

Consulte a relação dessas empresas de contabilidade.

 

Custos após a formalização:

Após a formalização, o empreendedor terá o seguinte custo:

Para a Previdência: R$ 44,00 por mês (representa 5% do salário mínimo que é reajustado no início de cada ano);

Para o Estado: R$ 1,00 fixo por mês, se a atividade for comércio ou indústria;

Para o Município: R$ 5,00 fixos por mês, se a atividade for prestação de serviços.

 

Pagamento

O pagamento desses valores é feito por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que pode ser gerado por qualquer pessoa em qualquer computador conectado à internet. O pagamento deve ser feito na rede bancária e casas lotéricas, até o dia 20 de cada mês.

Gere seu carnê de pagamentos: PGMEI.

Alerta importante: Lembre-se de que toda atividade a ser exercida, mesmo na residência, necessita de autorização prévia da Prefeitura, que nesse caso será gratuita. O Sebrae é outro parceiro que oferece orientação gratuita sobre a formalização.

Empreender Começa no Espelho

Você quer mudar os seus resultados em alguma área da sua vida? Você vem tentando, mas parece que alguma coisa sempre trava e se sente frustrado? Ou você não entende por que AINDA não alcançou aqueles objetivos que espera há tanto tempo?

As RESPOSTAS e os RECURSOS estão todos em um só lugar: VOCÊ!

E se VOCÊ quer começar a construir uma MUDANÇA RADICAL IMEDIATA, essa é uma OPORTUNIDADE.

“EMPREENDER COMEÇA NO ESPELHO ” é um Coaching em Grupo de 10 semanas de redescobertas, descobertas e de autoanálise para quem não quer mais seguir em uma vida sem frutos. Através de um método que propõe a tomada de consciência e a mudança de emoções (BNE), você pode aumentar sua qualidade de vida, seu bem estar e potencializar seus resultados.

Cada sessão foi elaborada para ajudá-lo a alcançar um objetivo específico, cultivar uma força especial, mudar um hábito ou transformar um padrão estressante.

Os encontros combinam uma pequena palestra com ideias inovadoras, práticas guiadas e exercícios experimentais, fáceis de seguir.

Além disso, você receberá tarefas de casa e práticas de autorreflexão para uma transformação significativa.

Conquistar objetivos exige AÇÃO, então estamos TE ESPERANDO!

 

Venha construir uma ROTA CLARA e FUNDAMENTADA para alcançar o que VOCÊ QUER e começar a MUDAR SEUS RESULTADOS AGORA! Você vai se SURPREENDER!

 

É dia 29 de junho às 19h aqui na Global Hub.

Para se inscrever envie um e-mail para brick@construindovalor.com.br ou pelo whatsapp 16 98834 4647 dizendo que quer Mudar seus Resultados e pronto.

Curso de Técnica Hazop

Dias 25 e 26 de junho, às 16h aqui na Global Hub acontecerá o curso de Técnica Hazop (Hazard and operability) com os engenheiros e professores, Ícaro Nogueira e Celso Silva.

O curso visa proporcionar um treinamento básico para profissionais que atuam em setores industriais e de processos em uma das principais técnicas para identificação de perigos. Mostrando a sua utilidade para o gerenciamento eficaz da segurança, tanto em plantas existentes como em novos empreendimentos.

O custo é de R$ 1.260 por aluno.

Ligue e saiba mais: 16- 3444-0665

 

 

Arraiá da Global Hub

A Global Hub promove nesta sexta-feira, 17 de junho a partir das 16h, um networking com requintes típicos de festa junina, um arraiá com comidinhas típicas para unir e interagir com os empreendedores do coworking.

Uma maneira divertida de fazer novos contato9s, trocar experiências e ainda saborear gostosuras típicas desse período.

Esperamos por vocês na Avenida Presidente Vargas, 1527.

Curso de Bioinformática

Nos dias 18 e 19 de junho acontecerá aqui na Global Hub o curso de R Aplicado à Bioinformática, ministrado pela bioinformata Jessica Rodrigues Plaça, Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), fez aprimoramento em R na University of California – Berkley (UCB) e University of Califonia – San Francisco (UCSF). Também estudou bioinformática na Stanford University nos EUA. Hoje é mestranda da USP e atua como bioinformata responsável no Laboratório de Genética Molecular e Bioinformática (LGMB) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP).

O curso é uma iniciativa de treinamento e capacitação de pessoas na introdução a linguagem de programação R aplicada à análise de dados de sequenciamento de nova geração (NGS). R é uma multi-plataforma disponível gratuitamente (Linux, Mac OS, Windows, etc.), versátil e poderosa para criar programas e gráficos estatísticos.

Após a conclusão deste curso, os participantes serão capazes de:

Usar R como uma calculadora científica e como uma planilha funcional;

Inserir, gerenciar e manipular dados de NGS em R;

Realizar análise básica de dados de NGS em R, especialmente RNA-seq e Chip-seq;

Exibir gráficos com dados de NGS;

Escrever programas básicos em R.

Serão 21 horas de curso, divididas em módulo de estudo online e aulas presenciais teórico-práticas, focadas no núcleo básico de organização, gestão e manipulação de dados de NGS; aplicações básicas de NGS; introdução à programação R; e gráficos básicos em R.

Ideal para alunos de Graduação, Pós Graduação, Professores ou Profissionais das áreas biológicas ou exatas que tenham interesse em R, bioinformática ou análise de dados de Sequenciamento de Nova Geração (NGS).

Os interessados devem acessar o portal http://crabi-rp.wix.com/2016 para se inscrever, ter acesso aos custos e visualizar o cronograma completo do curso.

Atenção serão aceitas inscrições apenas até o dia 10/06/2016.

Conselhos para crescer durante a crise

O portal Endeavor Brasil reuniu pequenos conselhos que poderão ajudar todo empreendedor a crescer nesse período de crise, dados pelo empreendedor, executivo, investidor, Francisco Valim. Confira abaixo quais são:

  1. Evite trazer a crise para dentro da empresa

“O Brasil tem complexidades que em outros lugares já estão mais bem resolvidas. Apesar disso, tenho visto número e qualidade evoluindo – há um novo fluxo de empresas querendo entrar no mercado. Hoje, tem uma vantagem em se trabalhar com startup: não tem crise. A conversa é diferente da de empresas grandes. O que você escuta é “quero crescer 200% esse ano”, e ninguém se preocupa quanto está o dólar. Se a gente parar para discutir a crise, a gente desiste. É algo que eu sempre evitei. Como empreendedor, você não gere variáveis macroeconômicas, você gere um grupo de pessoas. É saudável participar da discussão da crise, mas não levá-la para a empresa”.

  1. Aproveite o potencial brasileiro de baixa competitividade

“Ainda existe oportunidade de crescimento no Brasil em muitas áreas, além de que temos uma classe média muito robusta. As empresas grandes não conseguem resolver alguns problemas que uma empresa pequena pode resolver. Em empresa menor, você tem muito mais flexibilidade, principalmente em termos de receita. É possível pegar uma avenida menos movimentada. No ecossistema empreendedor americano, por exemplo, seria muito mais difícil se diferenciar. Aqui, há um menor contingente de pessoas tentando atingir os mesmos mercados”.

  1. Riscos existem sempre, priorize a alocação de recursos

“Os riscos não necessariamente são agravados em um momento de crise. O empreendedor só tem que se preocupar com uma coisa: não ter caixa. É a única coisa que mata a empresa. Você pensa: ‘tenho caixa pra passar qualquer momento de aperto? Beleza. Talvez então eu tenha que crescer ou contratar menos, ser mais espartano nos investimentos, mas não preciso parar de crescer’. É impossível encolher a empresa para a grandeza. De forma bem básica, estratégia é alocação de recursos: gente e dinheiro. É preciso estabelecer objetivos para as pessoas, com recursos financeiros alocados para isso. Se der errado, tem aqui guardado pra um outro investimento”.

  1. Fomente uma cultura de atenção às pessoas e inovação

“Na minha carreira, sendo formado em finanças, a maior dificuldade foi sair da posição de analista para gerente de planejamento. Eu deixei de ser um cara técnico para gerir caras como eu. Era um exercício muito difícil, mas só tinha um jeito de eu crescer na carreira: ter alguém que pudesse me substituir eventualmente.

Qualquer chefe tem uma limitação: são as 24 horas do dia. Se ele quer tomar todas as decisões, não dá certo. Se ele consegue fazer com que outros tomem decisões e aceita conviver com erros, ele cresce. Isso porque para não cometer erros, o funcionário se esconde em um canto: não corre risco e a empresa fica estagnada. A criação de uma cultura organizacional que permite a inovação é um processo constante. Quanto mais as pessoas sabem o que é esperado delas, mais eficiente é o processo. Você precisa deixar tudo bem transparente. A pessoa se sente ‘autorizada’ a correr riscos. Se ele erra, a pergunta deve ser ‘ok, erramos, o que vamos fazer agora?’. Se você fala ‘seu burro, por que não conseguiu?’, já era – da próxima vez, ele não tenta”.

“Empreender é: ter sucesso com aqueles que atuam junto de você”

Valim finaliza a mentoria coletiva com bastante inspiração e compartilha uma lição tirada de sua própria trajetória: “O que me motivou sempre foi a capacidade de fazer a diferença em um determinado lugar. Você está, você não é. Quando você deixa de ser (o executivo, por exemplo), aquele seu contato não te liga mais, não está nem aí pra você”. Quando absorveu isso, disse ter se dado conta de que se ele está em uma posição específica, não é por todos os benefícios materiais, e sim por uma missão. E complementa: “Quando você chega em uma etapa da carreira que você encontra uma oportunidade de fazer muita diferença, você vai. Nós, no Bambuza, dependemos exclusivamente do crescimento dos empreendedores em que investimos. Eu tive oportunidade de aprender muito e muita gente me ajudou nesse processo. Quero dar certo junto com as pessoas e devolver um pouco à sociedade”.

Se quiser saber mais sobre a Endeavor  e assistir a entrevista com o empreendedor, executivo, investidor, Francisco Valim acesse o link: https://goo.gl/Ox8msQ

 

Wokshop mulheres

 

Esse será um encontro da mulher com a mulher empreendedora para uma nova reflexão e entendimento do porquê as mulheres apesar de ter conquistado novos espaços, se tornado autossuficiente, sente que ainda falta alguma coisa.

Por isso esse workshop propõem um conhecimento e vivências relacionadas com os temas mulher, intuição e desejo para começar a responder tal questão.

Estão todas convidadas para comparecer hoje,15/04, às 18h30 até às 22h, aqui na Global Hub. inscrevam-se pelo e-mail negociosemfamiliaribeiraopreto@gmail.com, a taxa de inscrição é uma contribuição voluntária.